Space Battleship Yamato
Este fim-de-semana devorei a segunda temporada de Yamato. Foi até às 04h da matina de Segunda-feira! Ui! Não podia ficar mais em stand-by.
No Natal de 2011 alguém publicou no seu Facebook uma listagem de anime do "nosso tempo". Lembrei-me imediatamente deste. Devia ter uns 4/5 anos quando vi isto. Lembrava-me de muito pouco. Só sabia que era numa nave espacial que parecia um barco, e que eles iam em busca de uma moça que estava num planeta longínquo. Para uma criança nem está mau tendo em conta que os desenhos eram em Japonês, legendados em português e eu ainda nem sabia ler!
Como consegui eu chegar lá? Através da Opening Theme! Lembrava-me claramente da música e de algumas palavras da música. Coloquei no SUPER GOOGLE o nome Iscandar, que depois vim saber era o nome do planeta longínquo onde estava a gaja, et voilá! Chamava-se Space Battleship Yamato (Uchû senkan Yamato)!
Até ao ano passado, antes de ter revisto a série, achava que tinha sonhado com isto. Que não tinha visto série nenhuma, que aquelas imagens eram uma "remixagem" de vários animes que tinha visto ao longo dos anos. Eu era louca por animação japonesa! Achava que os bonecos era lindos, realistas. Ao contrário da maioria da banda desenhada para crianças. Vim a saber que muito do anime não é para crianças... --' Mas eu vi! Não sou mais desequilibrada por causa disso. Sou tão desequilibrada quanto os outros!
Com o tempo deixei de ver anime. Vi pontualmente. Também com dobragens em português, credo, quem podia ver aquilo sem achar absolutamente ridículo?! As barbaridades que fizeram ao Dragon Ball e à Sailor Moon. Deviam ter vergonha!
Um pouco do enredo
A Yamato existiu mesmo! Era um navio de guerra construído pelos japoneses pouco antes da II Guerra Mundial. Era uma bela máquina fortemente armada e blindada. A sua última batalha foi em Abril de 1945, naquela que era considerada uma verdadeira missão kamikaze. Numa luta que durou horas, a Yamato nunca se rendeu às forças aliadas. Naufragou a 200 Km a Norte da província de Okinawa no Japão.
Na banda desenhada, o planeta Terra está a ser atacado por uma força alienígena, e nada melhor para levantar a moral de um planeta moribundo do que ir buscar um navio naufragado, torná-lo numa máquina de guerra Galáctica e enviá-lo a procura de uma solução! Parece um bocado ridículo, eu sei!
A Terra está a ser atacada através de bombardeamentos de radiação. E quando tudo parecia estar terminado eis que surge uma alma caridosa de outro mundo que se oferece para ajudar a salvar a "nossa casa". Problema! Esta alma caridosa, de nome Starsha, do Planeta Iscandar, vive longe "pa xuxu"! A missão da Yamato passa por ir ao distante planeta buscar a tecnologia necessária para salvar a Terra. Pelo meio algumas batalhas espaciais, que é o que menos me interessa, algum romance, e assim se passa um fim-de-semana na companhia da história que me encantava com 4 anos. Pouco mudou!
0 comentários: