O regresso ao activo?
Já passaram quase dois anos desde a formação deste blog. Muito se passou, muita tinta correu, uma nova vida, e acima de tudo uma nova atitude... POSITVISMO. Licenciatura acabada e mais uma aventura no mercado de trabalho.
Não fui só eu que mudei. O mundo está a mudar. Uma maior consciencialização está a chocar e a mover grandes pilares (e pilhões), da nossa sociedade. A noite passada passei além da minha hora de dormir por estar a seguir atentamente as noticias que chegavam pelas redes sociais. O grupo Hacktivista ANONYMOUS deitava abaixo sites como o do fbi, e da Warner Music, numa retaliação Global ao encerramento do MegaUpload. É incrivel o que esta gente anda a fazer, e a quantidade de informação que está a circular. Nunca a informação fluiu desta maneira!
Agora perguntam-me vocês onde isto nos vai levar? Não faço ideia. Só espero que depois de derrubarem o sistema actual, o que não deve faltar muito, "Grão a grão enche a galinha o papo", não surja um sistema governado por máquinas e por Geeks informáticos "ressabiados, que tornem isto numa espécie de Universo Terminator/Matrix. Não me levem a mal, adoro Geeks e Nerds. São os meus favoritos! Mas penso que é uma reflexão pertinente questionar o que vêm a seguir.
Dou por mim a pensar nas cidades lindas e verdes do Dr. Jacques Fresco. Onde não há governo, não há discriminação, e onde o trabalho não é remunerado por ser voluntário e em prol de todos. Isso é que era! Utópico... Será?
Disse um dia, o filósofo americano Novak, do alto de uma sabedoria milenar, "To know oneself is to disbelieve utopia."
ResponderEliminarSe acredito em Utopias? Acredito na força da crença em Utopias.
De qualquer forma, primeiro há, realmente, que reciclar as pilhas gastas que perdem rapidamente a energia. Se isso nos levar a ecrãs com letras verdes e realidades virtuais, que seja. O importante é que as coisas sejam feitas pelas razões certas, mesmo que que os resultados se revelem errados. Sempre é uma melhoria aos resultados certos obtidos pelas razões erradas que nos trouxeram ao caos controlado que é a sociedade de hoje. Os grandes lideres reúnem, regra geral, três características que, juntas, são extremamente perigosas. Inteligência, complexo de inferioridade e poder de persuasão.
É importante incentivar as pessoas a questionarem tudo e a era da informação é a altura ideal para isso.
Sigo com curiosidade todo o tipo de revoluções e espero estar aqui quando tudo mudar (para bem ou para mal).
"Afirma com energia o disparate que quiseres, e acabarás por encontrar quem acredite em ti."
Vergílio Ferreira